É inegável que qualquer pessoa que venha para o Rio, vem com a intenção de aproveitar a praia todos os dias. Mas nem sempre o clima colabora, e as vezes, as nuvens aparecem, o sol some, a chuva cai… E aí os planos de aproveitar o mar de Copacabana ou Ipanema vão por água abaixo.

No entanto, isso não significa que você fica sem ter o que fazer pela cidade maravilhosa, muito pelo contrário! O Rio é uma cidade repleta de pontos culturais e turísticos, que merecem a sua visita, para que se conheça um pouco mais da história da antiga capital do país.

E, em momentos em que o sol se esconde, e o forte calor dá lugar ao tempo mais fresco, surge a oportunidade ideal de fazer aqueles passeios que não são tão cômodos de se fazer debaixo de um sol de 40°C. Por isso, para essas ocasiões, separamos alguns pontos da cidade que você precisa visitar, e que vão te fazer deixar de lado a frustração por não estar nas areias das praias cariocas.

Zona Portuária

Localizada no Centro, a Zona Portuária é carinhosamente chamada de Pequena África. A razão é bem simples: trata-se de um ponto da cidade que fica encarregada de contar um pouco da história dos escravos vindos do continente africano.

Além disso, é uma região que mostra um pouco do legado deixado pelos jogos olímpicos de 2016. Afinal, ali localiza-se, por exemplo, o Boulevard Olímpico, popular por suas belíssimas pinturas no Mural de Etnias, obra do artista Kobra. Isso sem contar o Museu do Amanhã, a pira olímpica… Definitivamente, um prato cheio de atrativos muito legais!

Theatro Municipal

Uma das mais belas construções da cidade, o Theatro Municipal é uma parada essencial para aqueles que gostam de apreciar a cultura de um lugar. Inaugurado em 1909, é casa dos principais espetáculos das mais variadas artes, como musicais, peças teatrais e óperas, tanto nacionais, quanto estrangeiras.

Para quem quer curtir o espaço  do Theatro, mas não dispõe de muito tempo no roteiro para assistir a algum dos espetáculos, as visitas guiadas são ótimas pedidas. Elas funcionam de terça a sábado, por um preço bem em conta: R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. A visita tem duração de aproximadamente 45 minutos.

Maracanã

Essa vai para aqueles que são apaixonados por futebol – mas que, fatalmente, atrai até os que não são muito chegados no esporte mais popular do país. O estádio, que já foi o maior do mundo, abre suas portas para os visitantes que desejam passar por dependências do Maracanã, onde craques como Messi, Neymar, Iniesta, entre tantos outros, já passaram.

E não é só isso! Quem optar pelo Tour Maracanã como uma das alternativas para os dias sem sol no Rio de Janeiro, terá a oportunidade de pisar no gramado que já foi palco de duas finais de Copa do Mundo!

Essa visita, que dura em torno de 40 minutos, ocorre todos dias, das 09h às 16h. Existem as opções das visitas guiadas e não-guiadas. Porém, recomendamos a primeira, já que é a melhor forma de você não deixar nenhum detalhe passar nessa experiência que é um verdadeiro privilégio para os que podem desfrutar desse momento!

Museu de Belas Artes

Fica no coração da cidade, em uma das avenidas mais movimentadas do Rio – Avenida Rio Branco – e é uma referência no país inteiro quanto a museus que contem a história da arte. Tudo isso você pode encontrar no Museu de Belas.

Lá, você irá encontrar diversas obras de arte vindas dos mais diferentes cantos do mundo. São inúmeras pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, vindas do Brasil e de outros países.

Grandes artistas, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Nicole Antoine Taunay tem suas obras expostas no Museu. Seu funcionamento ocorre em todos os dias da semana – exceto segundas -, e tem entrada franca aos domingos. Caso tenha ficado interessado em visitar outros museus pela cidade, confira também nosso texto que traz os 10 melhores museus do Rio.

Biblioteca Nacional

Com a Biblioteca Nacional em território carioca, podemos ter a honra de dizer que aqui fica a maior biblioteca da América Latina e uma das 10 maiores do mundo! Lá foi para onde Dom João, ao sair de Portugal em direção a terras brasileiras, levou uma parte do seu acervo de livros históricos.

São, nada mais, nada menos, que aproximadamente nove milhões de itens dispostos por todo o espaço da biblioteca. Para conhecer tudo e mais um pouco desse poço de cultura presente no Rio, você pode aproveitar a visita guiada que é gratuita! É necessário somente levar um documento com foto para ter esse direito. Não deixe de aproveitar!

Fique ligado nas nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/MistiHostels/?ref=settings

Instagram: https://www.instagram.com/elmistihostelsriodejaneiro/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyUdX2sExQC8zSgJKojeuIA?view_as=subscriber

Comments

comments