Muitas pessoas acabam ficando em hotéis, em vez de hostels, porque não entendem completamente o que é um hostel. Quem já ficou hospedado em algum hostel sabe que sua atmosfera extremamente social faz com que sua experiência de viagem seja completamente transformada. Essa frase aqui embaixo é de uma amiga mochileira, que costuma me dizer sempre:

Se você nunca esteve em um hostel antes, então deixa eu te ajudar e responder a todas as perguntas que você possa ter sobre o que é um hostel. Se você é um daqueles que veteranos em vida de hostel, esse post serve também! Com você vai estar armado de argumentos pra convencer seus amigos. A experiência de ficar em um hostels é sensacional.

Então se ajeita na cadeira, no sofá, na rede e vem comigo saber tudo sobre um hostel.

Afinal, um hostel é…

Acho que de cara uma boa definição de hostel é:

“Um lugar na estrada que reúne viajantes de todo o mundo para compartilhar experiências, gerando entendimento e aceitação entre diferentes culturas”.

Filosófico, né? Sendo mais prático, uma boa forma de definição é comparar com hotéis. A grande diferença entre hostels e hotéis não está apenas na quantidade de letras “S” que confundem algumas pessoas. Mas sim, um ponto fundamental: o “S” significa SOCIAL – e isso é um hostel!

O hostel é um tipo de ambiente social de alojamento em que você entra em contato com as pessoas, compartilha experiências, histórias, conhecimentos e eventualmente usa o quarto para dormir (brincando, mas falando sério! hahaa).

Resumindo, os quatros pontos principais sobre um hostel são:

  1. O ambiente é comunitário, então a palavra chave é compartilhar. Além da maioria dos dormitórios, os banheiros normalmente são compartilhados, assim como as áreas comuns, bar (melhor lugar ever pra trocar experiências, se é que você me entende) e alguns oferecem uma cozinha para que os viajantes possam preparar comida por conta própria, como é o caso do El Misti Rio, El Misti House e El Misti Suites…
  2. Em um hostel você pode reservar uma cama e compartilhar um dormitório com outros viajantes, o que é a opção mais barata. No entanto, em alguns hostels existe a opção de reservar quartos privados. Informação importante: tos os hostels da rede El Misti tem quartos compartilhados e privados.
  3. Os quartos têm a opção de serem mistos ou apenas com pessoas do mesmo sexo – quartos apenas para mulheres são bastante comuns em hostels no Rio de Janeiro. Outro aspecto que varia é a quantidade de camas em um quarto: podem ser 4, 5, 6, 7, 12, 18… hahaa. Cabe a você escolher o melhor para o seu tipo de viagem e sua vibe viageira;
  4. A maioria dos hostels oferecem outros serviços, como armários para armazenar com segurança seus pertences, wifi de graça, ar condicionado, bar e atividades em grupo para conhecer outros viajantes. Ao se hospedar em um hostel, seja auto-suficiente e aberto para conhecer outros mochileiros e viajantes do mundo. Assim você tira o máximo dessa life-changing experience!

Hostels são seguros?

De maneira geral: hostels são seguros. Principalmente aqueles que tem recepção 24h, como é o nosso caso! Mas, como sempre, isso depende. Se você está atento com as coisas e não deixa tudo espalhado pelo hostel, nunca deve acontecer nada com os seus pertences. No El Misti Hotels, tanto a equipe da recepção quanto os responsáveis pela limpeza, são treinados para guardar quaisquer pertences em nosso “achados e perdidos”. Então sempre que perder algo, pergunte!

No entanto, não é recomendado deixar seus objetos de valor em qualquer lugar. Nada de sair deixando jóias, notebooks e iphones largados por aí, hein! Sempre use os armários e cofres disponíveis nos hostels. É uma boa ideia levar um cadeado para os armários, mas você pode sempre comprar um mais barato na recepção se esquecer. Com isso, você fica bem mais seguro!

Como funciona a privacidade em um hostel?

Quanto maior a quantidade de camas dentro do quarto compartilhado que você estará ocupando, mais você estará economizando no seu budget de viagem. Em compensação, isso pode sacrificar alguma parte de sua privacidade. Em hostels é comum compartilhar o banheiro, a cozinha e os chuveiros. Obviamente, a sala de estar, lounge e bar também são locais de compartilhamento – sem uma área comum para todos os viajantes, o conceito de hostel seria quase inútil.

Caso você esteja procurando mais privacidade, recomendamos reservar quartos com menos camas (por exemplo, dormitório com 3 camas ou dormitório com 4 camas) ou até mesmo um quarto privativo, principalmente se estiver acompanhando do crush ou do mozão. Isso geralmente custa alguns reais a mais do seu cofrinho, mas em alguns casos pode valer a pena. Portanto, na hora de decidir sobre isso, sempre leve em consideração o seu tipo de viagem, os seus companheiros de trip e do tempo em que você está na estrada.

Quem se hospeda em hostels?

Para isso, a resposta curta é que hostels são para todos. Não há apenas um tipo de pessoa que fica em um hostel enquanto viaja. Mas a maioria dos hóspedes de um hostel, sem dúvidas, ainda é uma pessoa que costuma viajar sozinho, que cuida bem do seu dinheiro, que adora compartilhar experiências. São mochileiros, estudantes, nômades digitais e viajantes entre 20 e 32 anos.

Eu tô te convencendo, né? Então deixa eu contar o que um hostel oferece.

A maioria dos hostels oferecem diversas atividades e tour para os hóspedes. Dependendo do tempo que você vai ficar na cidade, e do seu orçamento, eles são opções ótimas! Dentre os tipos de tours estão os Free City Tours, Pub Crawls, ou ainda tours em pontos turísticos, praias secretas, e ainda a outras cidades próximas. Esses passeios são muitas vezes exclusivos para o albergue. O preço é geralmente mais barato do que ingressar em excursões externas, além disso, você também estará cercado por seus companheiros de viagem. Leve vantagem dessa oportunidade!

Já pensou em ajudar o mundo enquanto você viaja?

Como eu já te falei, compartilhar experiências é uma das marcas do hostel. Por isso, alguns hostels, principalmente em países latinos, fazem trabalhos voluntários e campanhas de sustentabilidade que envolvem a comunidade. Aqui no Rio, o El Misti Hostels tem alguns trabalhos voluntários e sustentáveis. Entre eles está a nossa parceria com a ONG Banco de Alimentos. A partir desse mês de agosto, a cada reserva feita através do nosso site, você estará doando um dia de alimento para uma pessoa em estado vulnerável. Ideia muito maneira, né? Além de conhecer uma cidade tão incrível quanto o Rio, você deixa um legado e um rastro responsável pela cidade maravilhosa.

“Fui convencido! Onde faço a minha reserva?”

Central de Atendimento:
✅ Whatsapp: bit.ly/BLBOOKWHATSAPP
✉️ [email protected]
☎️ +55 (21) 2547-6419
👩‍💻 www.elmistihostels.com
🎧 Skype: elmistihostel
🎥 Youtube
👪
 Facebook
📷 Instagram 

Comments

comments