O Rio é uma cidade repleta de predicados maravilhosos, em diversos campos. Seja na cultura, na natureza, entre outros, não é à toa que os gringos se apaixonam tanto por essa cidade. Sendo um dos principais destinos de turistas, podemos encontrar a influência de um setor nessa atração: o musical.

São muitas as músicas que enaltecem as belezas da cidade maravilhosa, e do que a compõe, como as mulheres e a simpatia do seu povo. Por isso, separamos algumas canções icônicas, e que contam um pouco do porquê você deve agendar sua reserva nos hostels El Misti e desfrutar suas férias no Rio!

“Aquele abraço”, de Gilberto Gil

É inegável que essa música é praticamente um hino carioca. Qualquer pessoa que seja já ouviu em algum momento da sua vida os marcantes versos “alô, alô Realengo, aquele abraço/alô, alô, torcida do Flamengo, aquele abraço”.

Além da maior torcida da cidade, o compositor também faz referência a outras várias características marcantes da cidade. Entre elas, podemos citar a Banda de Ipanema, famoso bloco de carnaval da cidade, à “moça da favela”; e à “todo mundo da Portela”, se referindo à tradicional escola de samba do Rio.

E, apesar de não fazer referência direta na letra, o famoso abraço ao qual Gil se refere faz alusão aos braços esticados do Cristo Redentor, em posição de abraçar a cidade. Daquelas músicas que representam o Rio em sua essência.

“Do Leme ao Pontal”, de Tim Maia

Esse clássico do saudoso Tim Maia é um hit que pode ser considerado atemporal. Não importa a idade, quem escuta os famosos versos “do Leme ao Pontal/não tem nada igual”, se anima com mais essa música que fala do Rio.

Reconhecida mundialmente pela beleza de suas praias, elas são a base da inspiração para a letra da música em questão. Afinal, a expressão “do Leme ao Pontal” se refere justamente às belezas da orla carioca, que ligam os extremos da cidade.

“Cidade maravilhosa”, de André Filho e Aurora Miranda

Criada para o carnaval de 1935, a marchinha, ainda muito famosa, faz alusão às belezas naturais do Rio. O termo utilizado durante a música é de autoria do escritor maranhense Coelho Neto, que o inventou na década de 1910.

Como surgiu para o carnaval do ano em que foi criada, a música também não poderia deixar de mencionar o samba, outra marca forte na cultura carioca. Ainda na letra, os compositores ainda tratam o Rio como o “coração” do Brasil. É uma das canções mais famosas, entre as que falam da cidade, seja nacional, como internacionalmente.

“Rio 40 graus”, de Fernanda Abreu

Essa foi feita especialmente para mencionar o verão carioca – que, dizem as más línguas, dura o ano todo -. Na letra, Fernanda Abreu aborda o clima da cidade, naturalmente quente além das belezas cariocas.

Em contrapartida às outras músicas já citadas, “Rio 40 graus” tem uma faceta mais moderna, e penetra mais facilmente no ideário jovem por conta de um aspecto. O ritmo da música se dá no famoso “batidão do funk”, ritmo musical que cresceu consideravelmente pela cidade a partir da década de 90, quando a letra foi composta.

O calor de 40 graus – que, por vezes, passa dessa marca – é ideal para curtir as praias da Zona Sul carioca. Por isso, nada melhor que ter uma estadia nos nossos hostels de Copacabana e Ipanema para aproveitar ao máximo as praias de lá.

“Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim

Para encerrar a lista, a música que é um dos maiores sucessos da história do cenário musical brasileiro. A canção traz em sua letra constantes elogios à beleza, não só da mulher carioca, como a do bairro que estampa o título da obra.

A sua repercussão internacional pode ser constatada até os dias atuais. “Garota de Ipanema” ainda é reproduzida em larga escala nos Estados Unidos, sobretudo em comerciais e séries e filmes do país norte-americano. Recentemente, foi tocada na premiada série “Mad Men”, e no último filme da saga “Duro de Matar.

Segundo informações da editora do grupo Universal, a música é a segunda mais tocada na história, ficando atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles. Com tudo isso posto acima, é seguro dizer que Vinícius de Moraes e Tom Jobim cumpriram bem seu papel de fazer uma boa propaganda da cidade maravilhosa para o exterior.

Comments

comments