Para os cariocas, ter um amigo ou conhecido que possui uma casa em Ilha Grande, é um verdadeiro motivo de pura alegria. Afinal, isso significa a possibilidade de ir para lá nas férias e curtir muito esse lugar. Mas o que será que tem lá de tão especial. E aonde fica Ilha Grande?

São perguntas frequentes, que quem vem de fora do Rio, sempre costuma fazer. Situada na Costa Verde carioca, trata-se de uma ilha na cidade de Angra dos Reis (outra cidade muito visada por turistas). Apesar de ficar um pouquinho longe da cidade maravilhosa – em torno de quatro horas de viagem -, podemos adiantar que toda a espera vale muito a pena!

E a viagem, para quem é hóspede dos nossos hostels em Copacabana e Ipanema fica ainda melhor! Pois, todos os dias, saem passeios para que quem esteja hospedado conosco tenha a oportunidade ter essa experiência única! Dá para fazer passeio de barco, tomar banho de cachoeira, fazer esportes radicais

Curiosidade para saber tudo e mais um pouco sobre Ilha Grande já está batendo no teto, né?! Então vem com a gente que iremos falar um pouco sobre todas as (muitas!) opções de lazer para entreter você, seus amigos e parentes num passeio inesquecível!


ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA CENTRAL DE ATENDIMENTO

Entrando em sintonia com a natureza

Um dos grandes trunfos de Ilha Grande é a sensação de estar num meio natural muito agradável. Em tempos que vivemos sob forte urbanização e poluição nas grandes cidades, poder visitar um local com matas, vegetações, praias, cachoeiras, entre diversos outros pontos naturais, é um verdadeiro privilégio.

Mas não vá pensando que, por se tratar de um lugar que se caracteriza por seus atrativos naturais, que você ficará entediado, sem ter o que fazer. Muito pelo contrário! Aliás, é bem capaz que dê a sua hora de ir embora e não seja possível aproveitar tudo de bom que a ilha tem a oferecer.

Para que fique bem claro na mente de quem quer visitar Ilha Grande pela primeira vez, iremos separar os atrativos em dois grupos. Iremos explicar o que cada um deles significa e o que tem de bom para fazer dentro desses programas. Confere só!

Os passeios

Começando pela opção de lazer que é a ideal para quem acha que férias não é momento para desgastes mais intensos. Isso porque vamos trazer aqui variedades de passeios, que definimos como formas de se entreter sem realizar muito esforço físico.

Talvez o programa mais indispensável disponível em Ilha Grande seja o passeio de barco. As águas paradisíacas dos mares que lá existem são ideais para que você possa admirar, de pertinho, toda essa belezura natural! E eles ocorrem através de dois tipos diferentes de transporte

­– Escunas

Para quem nunca ouviu falar em escunas, elas são embarcações construídas com madeira, e que se caracterizam por possuírem dois mastros altos e uma grande haste na frente. São os transportes mais utilizados para fazer passeios turísticos em Ilha Grande. Comportam, geralmente, entre 40 a 100 pessoas, uma viagem legal para se fazer em grupo!

BAIXE O EBOOK MAIS COMPLETO DO REVEILLON CARIOCA

– Lanchas

Outro meio de transporte muito utilizado para realizar o turismo na Baía de Ilha Grande, as lanchas são mais rápidas, porém comportam menos pessoas. A capacidade delas pode variar de 5 a 30 passageiros, dependendo do porte da embarcação. Ideal para quem quer aproveitar um tempo maior de visitação nas praias e atrativas, por serem rápidas e permitirem paradas mais longas.

Passados os passeios náuticos, agora é hora de mencionar aqueles que acontecem em terra. Como já adiantamos, o esforço físico necessário para realiza-los é moderado, então, não precisa se preocupar com o seu preparo!

­– Caminhada

O momento perfeito para quem tirou as férias para arejar a mente e relaxar. Simplesmente porque não tem ambiente melhor para fazer isso do que dentro das nuances de Ilha Grande. Caminhando por trilhas em meio a mata, ou pela margem dos mares, resultando em um visual esplendoroso, a sintonia com a Mãe Natureza vem da melhor forma possível.

– Bicicleta

Os passeios de bicicleta por Ilha Grande não serão para te preparar para o Tour de France ou deixar com a coxa no estilo da Gracyanne Barbosa. Mas servem de forma muito eficaz para te deixar próximo a todos os detalhes dos atrativos do local. Seja a beira-mar, ou em trilhas pelo meio da floresta, pedalar ao ar livre, que é sempre uma excelente forma de lazer, se faz ainda melhor na ilha.

As atividades

Passadas as opções de lazer que exigem menos esforço, agora vamos para aquelas que balançam bem o esqueleto. Mas não se assuste! Não precisa ser um atleta de rendimento para fazer esses programas. Se você tem disposição para viver novas aventuras, isso já é o suficiente!

Como é bom prezar pela saúde até mesmo em época de férias, as opções a seguir também são ótimas para fazer aquele exercício e não correr o risco de cair no sedentarismo. Muitas calorias vão ser gastas, seja na terra, seja no mar. Então vai se ligando para montar o seu roteiro ideal em Ilha Grande!

Atividades aquáticas

Como no Rio de Janeiro, o calor se faz presente durante 365 dias do ano, poder estar no meio das águas geladas das praias cariocas para se refrescar é um verdadeiro privilégio. Mas se isso acontecer em Ilha Grande, é uma honra ainda maior. Afinal, o verde de seus mares é de encantar qualquer um.

O que faz com que esse seja o palco perfeito para experimentar a prática de novos esportes. Entre eles, o surf, o caiaque e o stand up são as oportunidades mais comuns, e que é possível fazer até mesmo em alguma das praias da cidade maravilhosa – em especial, o Arpoador.

No entanto, outras duas opções se destacam muito: o mergulho e o snorkel. Embora apresentem muitas semelhanças, e é comum encontrar gente que acha que se tratam dos mesmos esportes, cada um tem suas peculiaridades.

Nos mergulhos, será possível se deparar com um pouco dos resquícios históricos que Ilha Grande reserva em seu território. Pois neles, você ficará frente a frente com embarcações antigas que naufragaram por lá, como o navio Pinguino, localizado na enseada de Sítio Forte.

Outra opção é um mergulho pelo Lage do Guriri, que é, de fato, uma experiência única! Afinal, a entrada já é por uma caverna, que é composta por vários caminhos e gretas. Eles, em junção com os raios solares, formam incríveis feixes de luz, que passam a impressão de que o caminho na gruta está permeada de espadas luminosas. Uma linda imagem!

Já os snorkels são diferentes por serem, sim, uma espécie de mergulho. Porém, com uma profundidade bem menor que o outro tipo desse esporte já citado acima. Nesse, o contato com a natureza e fauna marinha é bem próximo. Estrelas do mar se tornarão amigas íntimas do mergulhador!

PEÇA SEU ORÇAMENTO GRATUITO NO WHATSAPP

E, para praticar o snorkel, algumas dicas são muito bem vindas, e por isso iremos te dar alguns conselhos, para que a sua aventura seja a que você idealiza! Certamente, essa atividade vale a pena ser realizada em qualquer parte do ano. No entanto, se está ao seu alcance a possibilidade de agendar suas férias em uma época específica, recomendamos que você o faça entre novembro e março.

Primeiramente, que é o período do ano que compreende o verão, ou seja, temperaturas bem altas para curtir ainda mais os mares de Ilha Grande. Além disso, as águas de lá, durante essa época, ficam em torno dos 25°C, uma temperatura que não irá congelar todos os seus órgãos. A visibilidade da água também fica excelente!

 – Atividades terrestres

Como o grande barato de Ilha Grande são suas praias, admitimos que a variedade de atividades terrestres é um pouco menor. Entretanto, isso não significa que estejamos tratando de uma opção menos divertida, pelo contrário! Entre elas, podemos destacar três.

Para a primeira, é preciso que se leve bastante aparatos e mantimentos, pois a aventura é ao ar livre! Ilha Grande também é um ótimo lugar para se acampar. Levar as barracas, colchonetes infláveis e os produtos que forem necessários para não passar nenhum apuro em meio ao mato.

Agora, para os que curtem boas aventuras, o trekking e o mountain bike são ideais. Para a realização de trilhas, já vamos dando um aviso de suma importância: se seu preparo físico for precário, melhor passar um tempo melhorando seu condicionamento! Afinal, na Ilha, as trilhas são de dificuldade média ou pesada.

No entanto, trata-se de um lugar incrível para a prática desse esporte, simplesmente por contar com belezas naturais mil! Aos ciclistas de plantão, vocês também vão amar Ilha Grande! Já que boa parte das trilhas podem ser percorridas de bike! São diferentes tipos de superfície para se pedalar, como subidas, praias de areia dura, estradas de terra em serra…

E pode ficar tranquilo, porque não será preciso levar uma bicicleta no topo do seu carro ou dentro da van. Na Vila de Abraão, tem uma bicicletaria com todas as melhores opções para que seu passeio a duas rodas em Ilha Grande seja ótimo!

Os atrativos naturais

Falar que os atrativos naturais de Ilha Grande são muitos seria chover no molhado. Por isso, para evitar redundâncias, vamos simplesmente falar um pouco dos pontos em que hipótese alguma você pode deixar de visitar.

Ilha de Jorge Grego

Primeiro, olha para a imagem desse lugar. Duvido que tenha lhe restado algum adjetivo a altura dessa coisa maravilhosa! É um lugar perfeito para fazer mergulhos, pois o contato com a fauna marinha ali é bem íntimo! Ao seu redor, estarão nadando diversos peixes, tartarugas, camarões, cavalos marinhos, lulas… Isso sem contar os passeios de escuna!

Pico do Papagaio

É o segundo ponto mais alto da ilha e a trilha mais legal de fazer entre as várias disponíveis por lá! Entretanto, é a mais difícil – mas isso não é nada para quem estiver afim de novos desafios. E a vista no topo é simplesmente encantadora! É possível avistar toda a cidade de Angra dos Reis e, caso o dia esteja livre de nebulosidade, até a Pedra da Gávea fica a alcance dos olhos do visitante.

Lagoa Azul

Para, para, para! Cancela a vinheta da Sessão da Tarde, porque não é dessa lagoa azul que estamos falando – embora, certamente, Brooke Shields teria adorado gravar nesse território sensacional. Extremamente perfeito para quem quer se refrescar em águas calmas, já que a Lagoa Azul é uma piscina a céu aberto (e com uma água cristalina de encher os olhos de qualquer um). Simplesmente esplêndido!

Fique ligado nas nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/MistiHostels/?ref=settings

Instagram: https://www.instagram.com/elmistihostelsriodejaneiro/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyUdX2sExQC8zSgJKojeuIA?view_as=subscriber

Comments

comments