O Cristo Redentor se tornou um ícone do Brasil, sendo a maior estátua do estilo Art Déco. Recentemente, foi definida como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. E melhor é que, no Rio, temos o privilégio de ser a sua casa, o que faz com que isso seja um dos muitos motivos que leva tanta gente a viajar para a cidade maravilhosa.

Essa Maravilha do Mundo localizada sobre o monte do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. E está a mais de 710 metros acima do nível do mar, oferecendo uma impressionante vista panorâmica da cidade. Por isso, se trata de um dos principais pontos turísticos para se visitar.

História

A ideia de construir uma enorme estátua que representa a imagem de Jesus Cristo com os braços abertos foi do sacerdote francês Pierre-Marie Boss em 1859. Mas não teve prosseguimento até 1922, quando se começaram os preparativos do projeto, administrado pelo designer Heitor da Silva Costa.

Heitor, com a ajuda do pintor Carlos Oswald e dos escultores Maximilian Paul Landowski e Gheorghe Leonida, levaram a frente essa obra que durou nove anos em construção. Apenas em 1931 que se inaugurou durante as festividades do dia de Nossa Senhora de Aparecida, com a iluminação dessa obra incrível.

Antes de chegar a sua forma atual, a imagem do Cristo Redentor teve várias mudanças. E, para conseguir a perfeição da imagem atual, foi necessário adotar a técnica quadricular.

Com o corpo em pé e os braços estendidos, se iniciou a construção do monumento. Assim, o rosto, inclinado para baixo e a esquerda, também foi estrategicamente planejado para que desse a aparência de estar protegendo a cidade.

Significado

O motivo de criar uma imagem gigantesca do Cristo foi para estabelecer um ponto de reunião de peregrinações e festividades religiosas. Reforçar a fé dos crentes também era um intuito do projeto.

Além disso, hoje em dia também o reconhecem como a maneira que os cariocas recebem todas as pessoas que vem ao Rio de Janeiro: de braços abertos.

Famosas visitas ao Cristo

Anualmente, o Cristo Redentor recebe cerca de 700 mil visitantes. Todos sempre muito ansiosos por contemplar toda a imensidão desse monumento incrível, assim como a excelente vista panorâmica que se pode ter lá de cima.

No entanto, algumas figuras que já marcaram presença no Cristo merecem registro por aqui. Em julho de 1980, o então Papa, João Paulo II, arrastou uma multidão de 4,5 milhões de pessoas, na sua visita ao Rio de Janeiro. E como não podia ser diferente, o polonês fez questão de ver o símbolo máximo do cristianismo no Brasil de perto.

31 anos depois, em 2011, o chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, também se fez presente no Cristo. Mas, por questões de segurança, o presidente dos Estados Unidos decidiu realizar sua visita no seu carro oficial.

O casamento dos sonhos

Em janeiro desse ano, o famoso DJ brasileiro, Alok, quebrou a internet ao casar-se com sua esposa, Romana Novais, no Cristo Redentor. Um evento que resultou em cenas incríveis, por conta do matrimônio ter acontecido ao amanhecer.

Isso fez com que muitas pessoas que sonham com o seu grande dia almejassem realizar o mesmo feito. E criou-se a ideia de que, para conseguir tal coisa, precisasse ter uma conta bancária recheada, como a do artista nacional. Entretanto, isso se trata apenas de uma crença.

Afinal, para quem deseja vivenciar um casamento de cinema, os custos costumam chegar a casa de 10 mil reais. Por isso, talvez saia até mais em conta casar aos pés do Cristo! Já que, em 2017, o preço a se pagar para se unir a uma pessoa pelo resto de sua vida girava em torno de 2,5 mil reais.

Nada mal para um casamento ideal, né?

O coração do Cristo

Para finalizar, aqui vai uma informação que muitos não sabem! Observando o Cristo de fora, costuma-se acreditar que o que envolve a estátua é apenas a sua aparência externa. Contudo, também há partes internas na obra!

Constituindo a única parte voltada para o interior do Cristo, o coração do monumento mede 1,30 metro, construído com pedra-sabão. Depois dessa aula sobre uma das maravilhas do mundo moderno, impossível não ter batido aquela vontade de conferir isso tudo de pertinho, né?

Então, como uma amostra grátis, assista ao vídeo que nossa equipe de redes sociais fez no Cristo, mostrando toda a beleza desse lugar fantástico!

Fique ligado nas nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/MistiHostels/?ref=settings

Instagram: https://www.instagram.com/elmistihostelsriodejaneiro/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyUdX2sExQC8zSgJKojeuIA?view_as=subscriber

Comments

comments